O logo foi escolhido através de um concurso restrito a desenhistas gráficos profissionais. José Gil-Nogués (Valência, 1971), jornalista e desenhista, recebeu numerosos prêmios e seu trabalho foi publicado e exposto nos cinco continentes.
A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.
Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “M” de Maria, também inicial de Madri, lugar do encontro.
“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”,
A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.
Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.
Fonte: www.zenit.org, com adaptações
Nenhum comentário:
Postar um comentário